Sobre

O Conectta – Rede de Mindfulness e Compaixão é uma organização com centro vazio, baseada em lideranças transitórias, que constrói maneiras de compartilhar mindfulness e compaixão em contextos socialmente relevantes, com o objetivo de cultivar meios férteis para vidas mais significativas.

Temos a visão que estamos conectados e que não surgimos e não existimos de maneira independente. Acreditamos que “intersomos”. Uma flor foi semente, depois semente e terra, depois semente, terra, nutrientes e água até que enfim tornou-se flor e foi talvez, depois de ser flor, uma demonstração de amor para uma mãe.

Acreditamos que somente pelo desenvolvimento das pessoas é que podemos tornar as vidas de todos mais harmoniosa e transformar os ambientes que habitamos. Desenvolvimento este que se dá pela conexão humana – por isso o nome conectta – também uma alusão a palavra metta, que significa bondade amorosa ou amor universal na língua Pali.

Valores e Motivação

Nosso maior valor são as pessoas que por aqui passam e as pessoas as quais podemos facilitar o processo de aprender a atenção plena com compaixão.

Temos o compromisso de somar às comunidades das quais fazemos parte, estamos à serviço da Terra, somos um reforço ao bem-estar de todas as formas de vida, levando presença e compaixão para onde nos for possível. Almejamos diminuir o sofrimento das pessoas por meio dos modos eficientes que Mindfulness e Compaixão nos proporcionam. Temos também como compromisso e vocação o crescimento pessoal de nossos membros.

Como Atuamos
Os meios eficientes para espalhar o amor em ação serão sempre gratuitos e são: cursos, workshops, palestras, intervenções urbanas e todo tipo de proposta educativa e que gere o empoderamento das pessoas no manejo das suas vidas baseados na melhor ciência e evidência cientifica disponível.

Também temos como ação produzir, orientar e auxiliar pesquisas com relevância social no “campo do que é humano”. Almejamos ser fonte confiável de produção e disseminação de informação de qualidade sobre Mindfulness e Compaixão para que evidências científica relevantes ganhem mais força. Para isso, estabeleceremos parcerias com universidades para que essas pesquisas ocorram.

Como Fazer Parte

Para nós é importante que as pessoas envolvidas em dar vida ao Conectta se desenvolvam enquanto impactam positivamente o mundo. Assim temos que nos relacionar. Logo, conflitos estarão presentes e são vistos com olhos equanimes e como possibilidades imensas de desenvolvimento coletivo.

Estes são gerenciados com base nos princípios da Cultura de Paz e em ferramentas sociais como a Comunicação não Violenta, temos como princípio proporcionar um ambiente com escuta profunda e sensível. Escolhemos ingressar no mundo de cada um dos envolvidos de um conflito para que, deste lugar, possamos atender as demandas vivas de cada indivíduo.

Em nossa equipe, nossas tomadas de decisões baseiam-se na sociocracia e decisões que afetem o grupo são unânimes e contemplarão a todos.

Objetivos do Conectta

Pesquisar em associação a universidades/instituiçõesProduzir conteúdo descomplicado de maneira a prestar serviço às pessoas e fortalecer a base de conhecimentos em português sobre mindfulness

Apoiar eventos de mindfulness que compartilhem de nossos valores, missão, visão, objetivos e metas

Prestar serviços sociais baseados em mindfulness e compaixão onde for possível e como for possíveis

Apoiar nossos membros e suas atividades

Estamos abertos, pois acreditamos que as pessoas que chegam são as certas.