Quem somos

Mário César Rezende Andrade

Psicólogo Clínico

Mário tem se dedicado ao estudo e à prática de Mindfulness desde 2009, tendo participado de diversas intervenções em seu próprio benefício e para seu desenvolvimento pessoal, antes de iniciar o seu aperfeiçoamento profissional como instrutor. Como psicólogo clínico, seus principais interesses na área giram em torno da aplicação clínica das práticas de Mindfulness, com ênfase em suas potenciais aplicações nos transtornos mentais graves, no uso das terapias de terceira geração e compaixão.

​Psicólogo Clínico – Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental (IPq-USP)  Mestre em Psicologia (Saúde Mental) – UFSJ/ Graduate training – McGill University  Doutor em Ciências, Programa de Psiquiatria e Psicologia Médica – UNIFESP / Split PhD – King’s College London  Em formação em Teacher Development in Mindfulness-based Cognitive Therapy (MBCT), pelo Enter Mindfulness (Membro da UK Network for Mindfulness-based teacher training organisations), Londres, Inglaterra.

Erika Leonardo De Souza

Psicóloga Clínica

O sofrimento humano sempre me tocou, incluindo o meu próprio. Motivada por fazer algo por este sofrimento, me graduei em Psicologia na USP (1998), em Ribeirão Preto, minha cidade natal. Fiz mestrado no Instituto de Psicologia – USP (2001), investigando os sonhos de pessoas com esquizofrenia e doutorado na Faculdade de Medicina – USP (2011), investigando as formas de enfrentamento do estresse de pessoas com Transtorno Bipolar. Em 2011 descobri o Mindfulness e percebi o potencial dessa intervenção no meu trabalho clínico com pessoas em sofrimento psíquico intenso (há 12 anos, atuo em consultório particular atendendo casos de transtorno bipolar, depressão, ansiedade, entre outros). Em 2016, terminei o curso de formação profissional em Mindfulness aplicado a Saúde na Unifesp. A minha experiência pessoal com Mindfulness, especialmente com meditação, é transformadora. Encontrei no mindfulness, na aceitação e na compaixão uma forma de estar no mundo com menos sofrimento. Me voltei para a meditação com a intenção de ser humana, de aceitar aquilo que eu sou e assim poder caminhar melhor no mundo, e com isso, ajudar as pessoas ao meu redor. A partir dessa experiência pessoal, pretendo ajudar as pessoas a terem uma vida plena, rica e significativa e a lidarem de forma eficaz com o seu sofrimento. Cresci em uma família generosa, altruísta e compassiva. Essas são as minhas heranças e a marca que quero deixar no mundo. O Conectta nasce de um momento pessoal de extremo sofrimento. Ele nasce da (auto) compaixão, de uma genuína motivação de transformar lama em lótus, de contar para as pessoas que a verdadeira natureza de cada um é boa, generosa, compassiva, ainda que tudo pareça provar o contrário.

 

Paula Teixeira

Médica

Acredito que o desenvolvimento do cuidado real de si pode mudar a saúde. Sinto que minha missão é estar lado a lado à pessoas para que as caminhadas por essa vida, principalmente na doença e no sofrimento, possam ser acrescidas de gentileza, amorosidade e equilíbrio. Para isso contemplo trans disciplinarmente conhecimentos de diferentes áreas do saber (medicina, áreas do comportamento, coaching, psicologia positiva, medicina integrativa, medicinas tradicionais, práticas mente-corpo, contemplativas e mindfulness). Desejo que todos alcancem um bem-estar integral, que conheçam sua real natureza. Escolhi especialmente a alimentação e a relação com o corpo para facilitar que todas as pessoas possam estar em si mesmas e voltem a habitar-se de maneira inteira. Tendo mais condições de escolher, assim, sua vida.

Sou instrutora Profissional de Mindful Eating no protoloco de Jean Kristeller- MBEAT e protocolo Michelle May.

Marcia Paviani

Psicóloga Clínica

Sou psicóloga clínica, especialista em terapia cognitivo comportamental (HCFMUSP), instrutora de Mindfullnes (Unifesp), Extensão​ em saúde mental e gerontologia (HCFMUSP)  ênfase nos transtornos de ansiedade e envelhecimento saudável.

Desde sempre fui uma pessoa muito ligada a equilíbrio emocional e físico, ligada em alimentação saudável, exercício físico, técnicas de relaxamento e meditação.

Meu primeiro contato com técnicas meditativas foi com 18 anos no curso da Brahma kumaris, sempre apaixonada por psicologia e a minha felicidade foi quando terminando minha especialização em TCC, li o livro : A prática da Terapia Cognitivo Comportamental baseada em mindfulness e aceitação( Liz Roemer ), pensei: as coisas se cruzaram, a psicologia e as práticas de meditação juntas para intervenção terapêutica, amei!

A partir daí não parei mais de querer aprender, praticar e usar essa maravilhosa ferramenta para promovermos a saúde emocional .

Meu interesse por envelhecimento saudável e idosos vêm desde o meu termino de conclusão de curso de psicologia, em 2006, pouco se falava em idosos ou saúde mental do idoso.

Alessandra Poletto Santi

Instrutora de Yoga

Bacharel em Administração de empresas, Hab. Comércio Exterior (UNISINOS)

Instrutora de Mindfulness (Mente Aberta UNIFESP), Instrutora de yoga e Especialista em Psicossomática (IBEHE, Facis SP)

Constante buscadora, aprendiz da vida e que acredita que a mudança do mundo ocorre primeiro no nosso interior.

Desde que comecei a praticar Mindfulness, soube que era isso que eu procurava, como autodescoberta, pois tudo faz muito sentido para mim.

E, hoje em dia, não consigo mais desvincular  uma qualidade compassiva das práticas de Mindfulness. Porque  a Compaixão cria um senso muito mais qualitativo às práticas!

Tenho muita vontade de disseminar essas práticas a todas pessoas, e sinto que este grupo tem a intenção e a energia que vão de encontro ao que eu acredito.

Fabiana Saes

Psicóloga Clínica

Ser humano imperfeito, sou apaixonada por sorrisos, de propósito escolho viver a compaixão mesmo com todos os desafios que a vida impõe. Sou psicóloga e não por acaso me encontrei com mindfulness, o que me tornou uma pessoa mais humana.

Desde que me tornei mãe, iniciei uma jornada de estudo, aprofundamento, vivência pessoal e profissional sobre as relações entre pais e filhos e felicidade. Atendo mães, pais e filhos no consultório com o propósito de apoiá-los no processo de ser, existir como humanos.

Plantar a semente da compaixão tem me guiado em direção à pessoas e grupos com a mesma intenção, como o Conectta.

Em 2016, realizei extensão em Terapia Focada na Compaixão no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Também em 2016 iniciei minha formação como instrutora de Mindfulness com os seguintes cursos Módulo Básico e Intermediário no Curso de Formação Profissional no Mente Aberta Mindfulness Brasil (Unifesp), Difficult Emotions e Mindful Educator Essencials pela Mindful Schools da Califórina, EUA.

Aprimoranda em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especialista em Psicologia Hospitalar e Psicossomática pela Faculdade de Medicina do ABC.

Tiago Tatton

Psicólogo Clínico, doutor em Psicologia

A primeira regra é: pare de levar as coisas muito a sério, incluindo eu mesmo! Eu gosto de fazer rir, mas também gosto de polemizar. 
Tenho três metades em mim que convivem harmoniosamente: 1 – carioca; 2 – mineira; 3 – gaúcho. Sou um flamenguista torcedor fanático, jogo videogame e não deixo de lado um bom chopp com os amigos em uma tarde de sol!
Adoro papos infindáveis sobre Filosofia e o sentido da vida!
Assim sou! Sobre o mindfulness, posso dizer que comecei minha jornada com há décadas atrás, ainda na faculdade de Psicologia, quando estudava psicologia da religião. Depois, me especializei e virei mestre em Ciência da Religião, onde estudei a meditação enquanto forma de integração entre ciência e religião. Nesta época, me tornei praticante da Ananda Marga, grupo religioso indiano que segue os ensinados de Shri Shri Anandamurti. Comecei a integrar a prática pessoal e a dimensão acadêmica (intelectual). Vim para o RS fazer meu doutorado em Psicologia, onde estudei os limites entre ciência e religião no mindfulness, incluindo um estudo experimental com um grupo de universitários. Nesta época morei por 1 ano na Inglaterra, em Oxford, onde aprofundei minhas vivências e pude conhecer minha grande professora e amiga, Tamara Russell (professora do King´s College London).
Atualmente, faço meu pós-doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, onde investigamos a eficácia de mindfulness para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Estamos utilizando medidas robustas de verificação, como ressonância magnética funcional, EEG e outros marcadores biológicos.
ENFIM! Sou apaixonado pelo que faço e pela vida!!! Prazer em te conhecer! Beijocas e abraços! Nos esbarramos por aí! Pés no chão!